Tuesday, September 28, 2010

yoga dia #1

(Re)Comecei ontem o desafio dos 30 dias, com, aproximadamente, a seguinte sequência:

Paschimottanasana
Janu Sirsasana
Variação com uma das pernas para trás
Ardha Matsyendrasana
Upavistha Konasana
Variações para cada lado
Baddha Konasana
Iniciei esta sequência como inicio sempre: algumas voltas de saudação ao sol, para abrir os músculos, estimular e aquecer o corpo.

Já não fazia nada há um bom tempo, portanto, senti alguma tensão nesta sequência, especialmente ao nível das pernas. Mas como sempre, respeitei o meu ponto limite e não me esforcei minimamente para chegar logo ao ponto em que estava há uns meses atrás. Nem é esse o meu objectivo ao voltar a integrar uma prática diária de yoga. O que quero tem, na verdade, duas vertentes: a física e a psicológica.

Fisicamente, o yoga ajuda-me ao nível das dores e contraturas musculares. Trabalhando sentada toda o dia, o meu corpo fica demasiado moldado por essa postura e perde flexibilidade em determinadas zonas, daí que tenha sempre muita tensão nas pernas e ao nível das ancas. Consigo, também, maior fluidez de movimentos que ajuda a evitar esforços em determinadas posições.

Psicologicamente, é um lugar sereno, ao qual posso sempre recorrer. Quando faço yoga, estou só a fazer yoga, não penso em mais nada. Estou apenas com o meu corpo e o meu espírito, a trabalhar para o meu bem-estar. Sinto-me sempre mais leve depois de fazer yoga, mais calma e tranquila.


Hoje temos mais um vídeo e uma nova sequência.

0 comments:

Post a Comment